Você sabia que muitas empresas desperdiçam até 35% de seus gastos em nuvem devido à má gestão financeira?
Adotar uma abordagem FinOps pode mudar esse cenário, uma vez que sinaliza quais recursos em nuvem são desnecessários e o que é preciso ser feito para melhorar a eficiência e performance do ambiente.
Saiba mais sobre o que é
FinOps, como contribui para a
otimização de custos na nuvem, e qual é a tecnologia que pode ajudar na aplicação bem sucedida dessa abordagem. Veja também algumas
boas práticas de gestão financeira com FinOps.
Boa leitura!
FinOps, ou
Cloud Financial Operations, é uma estratégia que reúne diferentes práticas e metodologias para aprimorar a gestão financeira de recursos em ambientes de computação em nuvem. Seu propósito é elevar o valor comercial do ambiente cloud, a partir do
acompanhamento de consumo em nuvem, ao mesmo tempo em que otimiza custos e elimina recursos desnecessários.
A abordagem FinOps se fundamenta em três pilares-chave:
O primeiro pilar, "Informar", consiste em reunir, monitorar e visualizar dados para entender o contexto de uso na nuvem. Na sequência, o "Otimizar" foca na melhoria do ambiente na nuvem, mantendo apenas os serviços essenciais para os usuários.
Por fim, a etapa
"Operar"
visa instaurar uma cultura corporativa que promova responsabilidade financeira, incentivando a todos os usuários a agir de forma econômica e eficiente em relação aos recursos na nuvem.
A gestão financeira de ambientes em nuvem traz consigo uma série de desafios. A criação de uma cultura focada na
otimização de custos na nuvem é um dos principais obstáculos.
Muitas organizações têm encarado a nuvem como uma despesa irrestrita, isso é, que não possui limitações. Portanto, para que a transição para um modelo FinOps seja bem-sucedida, é necessário que haja a mudança dessa mentalidade para promover a responsabilidade financeira em todo o grupo.
Estreitar a colaboração com equipes de TI e engenharia também é um desafio crítico. Essa cooperação é necessária para avaliar e entender as necessidades reais em relação aos recursos na nuvem, e garantir que os investimentos estejam alinhados com os objetivos organizacionais.
Além disso, etapas de coleta de dados relativos aos gastos na nuvem e análises detalhadas para identificar oportunidades de otimização também se mostram desafiadoras.
Não podemos esquecer que ainda existem obstáculos quanto:
Para superar esses desafios, muitas organizações estão implementando ferramentas de gerenciamento de custos em nuvem e de monitoramento para obter visibilidade em tempo real sobre o consumo de recursos na nuvem.
Essas tecnologias, conhecidas como soluções em nuvem de FinOps ajudam a consolidar dados, criar alertas e emitir relatórios personalizados que contribuem para a gestão financeira efetiva do ambiente cloud.
Entre os diversos benefícios dessas soluções, destacamos:
Sabendo que as ferramentas inteligentes podem solucionar os desafios do gerenciamento financeiro em ambientes de nuvem, o próximo passo é investir em uma boa solução cloud de
FinOps.
Como escolher a melhor tecnologia? É importante que você leve as seguintes características em consideração:
Você precisará ter acesso a diversas informações sobre o consumo de recursos para realizar uma gestão financeira eficiente da nuvem. Portanto, a tecnologia precisa entregar dashboards intuitos e permitir a emissão de relatórios para simplificar a análise sobre os dados.
Sempre que um novo recurso for contratado, é importante que a sua empresa seja notificada sobre esse investimento novo. Assim sendo, a solução FinOps precisa também emitir alertas para sinalizar gastos inesperados e que estão fora do orçamento.
Para planejar gastos futuros e tomar decisões acertadas sobre como melhorar o consumo da nuvem, você também precisará contar com ferramentas específicas para análise e previsão. Por isso, ao escolher a solução de nuvem FinOps considere, também, uma tecnologia que já possui essas funcionalidades integradas;
Você não pode ficar dependente de uma única ferramenta para gerenciar toda a movimentação e consumo da sua nuvem. Portanto, é necessário que você avalie, também, se a solução FinOps pode ser integrada a outras plataformas e ferramentas para maximizar a eficiência financeira da cloud.
Digamos que você decidiu implementar uma solução de
FinOps
na sua empresa. Como garantir que o procedimento ocorra de uma forma tranquila e sem complicações?
A sugestão dos nossos especialistas é que você e o seu time executem quatro práticas bastante simples. São elas:
Empresas que querem obter o máximo desempenho da nuvem precisam adotar uma abordagem de FinOps para eliminar qualquer tipo de recurso desnecessário que gera custo e despesas adicionais.
Essa abordagem deve ser fundamentada em cima de boas práticas e metodologias, e para uma melhor performance, ser realizada dentro de soluções que garantem visibilidade sobre dados, entregam dashboard e relatórios para análise, e podem ser integradas junto a outras ferramentas inovadoras.
Fale com os especialistas em nuvem da Processor, e veja como a nossa solução LiveCloud FinOps se encaixa em todos esses diferenciais.