À medida que as empresas se tornam cada vez mais orientadas por dados, compreender e otimizar a jornada de dados torna-se determinante para a sobrevivência de um negócio.
Como está a jornada de dados da sua empresa?
Nesse artigo mostramos todos os processos que envolvem a jornada, a importância de mapear a entendê-la, e como uma solução tecnológica pode ajudar no gerenciamento de cada uma das etapas. Boa leitura!
A jornada de dados é um procedimento que envolve a coleta, o armazenamento, o processamento, a análise e a interpretação dos dados de um negócio. Seu objetivo é assegurar a geração de insights a partir desses dados, de modo que a liderança tome decisões mais bem informadas.
A jornada de dados está intimamente relacionada à transformação digital, uma vez que contribui para a organização mudar a forma tradicional com que atua, e construir um ambiente orientado por dados. De acordo com um estudo da McKinsey, quase todas as empresas adotarão a cultura data driven até 2025.
Implementar uma cultura data driven, orientada por dados, requer medidas que sobrepõem o processo de coleta e armazenamento. Um estudo realizado pelo Gartner mostra que, atualmente, apenas 3% dos dados coletados são utilizados para alguma finalidade.
A liderança e os times precisam, portanto, compreender o que os dados coletados significam e por quais etapas esses dados passam, para entender como realmente podem ser aplicados e gerar retorno.
Ao entender e mapear toda a jornada de dados, é possível:
● Indicar desperdícios de recursos e oportunidades;
● Sinalizar pontos de coleta, armazenamento e uso de dados que precisam de otimização;
● Entender melhor como os dados fluem dentro da empresa e como podem ser usados estrategicamente.
Na prática, entender a mapear a jornada de dados pode ajudar no atendimento ao cliente, por exemplo.
Imagine uma empresa que sofre com longos tempos de espera nos canais de suporte, baixa taxa de resolução e insatisfação dos consumidores. Para solucionar esses gargalos, a empresa pode mapear a sua jornada de dados para analisar os registros de chamadas, e-mails e conversas de chat, e identificar quais desses pontos estão impactando negativamente a satisfação do cliente.
Essas informações podem ser usadas então para implementar ações estratégicas específicas, como treinamento de atendentes e introdução de chatbots para responder e solucionar questões simples de forma automatizada.
Como as empresas coletam um grande volume de dados diariamente, entender e mapear a jornada de dados podem se tornar processos desafiadores que vão exigir muito tempo e dedicação.
Os profissionais responsáveis precisarão dedicar parte da sua rotina para acompanhar a coleta, o armazenamento, o processamento, a análise e a interpretação dos dados, além de fazer toda a gestão desses dados para identificar aqueles que realmente têm relevância.
Fazer todo o gerenciamento sozinho, no entanto, está fora de cogitação. Se o objetivo da liderança é obter o máximo valor dos seus dados, será preciso investir em ferramentas e soluções que não só otimizem os processos dentro da jornada de dados como assegurem a qualidade e segurança desses dados.
Uma solução de jornada de dados é uma alternativa para simplificar o gerenciamento de dados e transformá-los em insights valiosos.
É a partir dessas soluções que serão:
● Identificados os objetivos de negócios;
● Estabelecida uma conexão cultural entre as pessoas e os dados;
● Desenvolvido uma arquitetura e modelagem para coletar, armazenar, processar e integrar dados de várias fontes;
● Implementada a arquitetura;
● Feitas as análises dos dados;
● Obtidos insights mais profundos com a utilização de técnicas de aprendizado de máquina e análises preditivas e prescritivas.
Porém, investir em uma boa solução de jornada de dados exige que as empresas avaliem bem as características da solução. Tratando-se de qualidade, é importante que essas tecnologias entreguem diferenciais, como:
● Integração com diferentes fontes de dados: para concentrar todos os dados em um só ambiente, independente da fonte que esses dados vieram;
● Visualização e análise em tempo real: para que a avaliação sobre os dados seja rápida e a empresa não perca tempo tentando entender esses dados;
● Segurança e privacidade dos dados: para resguardar os dados coletados e armazenados, e impedir que ameaças internas e externas coloquem em risco a credibilidade e segurança dos dados;
● Flexibilidade e escalabilidade: para que a solução acompanhe o progresso da empresa e ela entregue funcionalidades e recursos que atendam a necessidade do negócio.
Sabendo que uma solução de jornada de dados pode simplificar o gerenciamento de dados e tornar o uso deles mais inteligente, é hora de mostrarmos como implementar uma dessas soluções.
Para isso, existem 5 passos básicos para começar. Confira!
Quais objetivos sua empresa deseja alcançar com a solução de jornada de dados? O que você espera obter ao mapear e otimizar seu fluxo de dados? Esses questionamentos são importantes para você compreender quais são suas reais necessidades de negócio, e como a solução vai ajudar.
Quais são as fontes de dados: bancos de dados internos, sistemas de terceiros, mídias sociais, sensores ou outros? O objetivo dessa etapa é você ter uma visão abrangente de onde vem os dados da sua empresa e como é realizado essa coleta.
Qual o caminho que os dados percorrem desde a sua origem até o ponto de uso? Identificar todas as etapas o ajudará a compreender como os dados fluem e onde podem ocorrer problemas de coleta, armazenamento e análise.
Os dados da base estão completos, precisos e consistentes? A falta de qualidade dos dados pode prejudicar as análises, como também afetar a forma de armazenamento desses dados.
Quais tecnologias serão usadas para gerenciar os dados e fazer as análises? Durante a escolha da solução, é importante considerar todos os elementos que apresentamos acima, além de avaliar se o parceiro entrega suporte especializado para todas as etapas da jornada de dados.
Em menos de dois anos, a maioria das empresas usarão dados para fundamentar suas estratégias e decisões. Investir em uma solução de jornada de dados é o caminho mais rápido para preparar a empresa para esse futuro próximo e assegurar que a liderança e toda a equipe obtenham o máximo valor dos dados.
A Processor é uma empresa especializada em transformar dados brutos em insights valiosos a partir de tecnologias como Inteligência Artificial. Com a Jornada de Dados da Processor, as organizações podem:
● Analisar grandes volumes de dados;
● Automatizar tarefas repetitivas;
● Fazer previsões em tempo real;
● Detectar ameaças à segurança de dados;
● E muito mais!
Fale com os especialistas em dados da Processor para conhecer mais detalhes da solução!