Uma organização que deseja um engajamento em todos os níveis, deve criar estratégias e, principalmente, estar consciente das diferentes tratativas que cada nível requer. Uma ação de endomarketing, por exemplo, não pode almejar uma comunicação a nível de crenças e valores se está se comunicando no nível de ambiente, assim como um líder não pode receber um feedback no nível de identidade e esperar que um retorno no nível de comportamento será efetivo, sempre considerando que a responsabilidade da comunicação é do emissor, ainda mais quando estamos falando de lideranças nas organizações.
Veja os exemplos abaixo de comunicação em diferentes níveis e tente visualizar cenas do dia-dia de seus times e identificar divergências:
- Aquele objeto em sua sala é perigoso. (ambiente – Onde, quando)
- Suas ações naquela reunião em particular foram perigosas. (comportamentos – O que)
- A sua falta de realizar julgamentos efetivos é perigosa. (Capacidade - Como)
- Suas crenças nisto são perigosas. (crenças e valores – por que)
- Você é uma pessoa perigosa. (Identidade – quem)
- Sua família é perigosa. (espiritual – A quem mais? A que sistema maior?)
Perceba que o “perigoso” é uma constante entre as 6 frases, porém cada uma delas está em um nível diferente de absorção do cérebro humano e ter consciência e inteligência ao lidar com cada um destes níveis pode ser um diferencial enorme em um contexto de liderança, avaliação de desempenho e engajamento.
Se citamos anteriormente a importância do propósito, como sua organização está comunicando e se posicionando para atingir a este nível lógico de aprendizado? Como está posicionando suas ações de endomarketing para retirar crenças limitantes de suas equipes?
Estas discussões e estudos se tratam basilarmente em pessoas, porém são impulsionados por processos
bem estruturados (programas de endomarketing, ciclos de capacitação, políticas meritocráticas etc.) e acelerados por tecnologias que viabilizam meios de disseminar as estratégias e obter informações preciosas em retorno.
Cabe às lideranças de RH e demais áreas, buscar o que há de melhor para aplicar em seus ambientes específicos e tirar proveito das os benefícios oferecidos. Logicamente, cada organização está em um diferente estágio de
maturidade digital
e absorverá de forma distinta as vantagens obtidas através do correto uso da tecnologia.
Temos muito ainda o que observar e aprender sobre este assunto, pois não existe "bala de prata" que traga a fórmula mágica com as respostas perfeitas. Comunicação Interna e Engajamento são disciplinas com muitas variáveis e com desafios específicos de empresa para empresa, por isso tanto se fala do poder de adaptação e capacidade de lidar com o novo como competências essenciais das novas lideranças. Cabe a este líder navegar entre as ações práticas e aplicáveis ao seu contexto e a capacidade de "mineração" de buzzwords que bombardeiam o mundo corporativo, filtrando o que realmente gera resultado, montando seu cinto de utilidades de modelos de gestão e técnicas de liderança.
Como exemplo de aplicação de processos sobre tecnologias de ponta, a
Solução Mérito, desenvolvida e ofertada pela Processor, permite a aplicação de uma estratégia considerando os diferentes níveis lógicos viabilizando estratégias de reforço de valores e propósito da organização, simplificando o acesso e evidenciando nossas necessidades de capacitações e de adquirir novas habilidades, valoriza a identidade e o sentimento de pertencimento, sendo um canal poderoso para inspirar, motivar e preparar os indivíduos, times e organizações em resultados consistentes e exponenciais.
E, por fim, no meio de todo este cenário, entenda que a boa e velha "liderança pelo exemplo" ainda é a ferramenta mais poderosa para gerar engajamento e inspirar equipes alinhadas a um propósito.